domingo, 20 de fevereiro de 2011

livyatan melvillei

oi, lembram da postagem "a baleia que caçava a baleia azul"?bem...eu a excluí, mas foi bom, me deu tempo para pensar e estudar mais sobre o livyatan uma majestosa baleia.
tudo o que já foi descoberto de seu corpo, foram dentes e partes do crânio, mas isso já é uma boa forma de dedução.





em base na proporção de "corpo-cabeça" de vários cetáceos, especulei seu tamanho:



na proporção do cachalote e do cachalote pigmeu, o livyatan teria:
8,6 metros

orca:
21,4 metros

falsa orca:
17,7 metros

eu vou fazer a média entre a orca e a falsa orca, minha especulação é que o livyatan teria uns 20 metros, era pouco menor que um cachalote.
mas apesar desse detalhe, o livyatan era o rei do seu tempo, o crânio encontrado era de 13 milhões de anos atrás, mas ele deve ter durado até uns 4 milhões de anos.
junto de sua jazida foram encontrados fósseis de mysticetus e odontocetus, tubarões (incluindo o gigante Megalodon) tartarugas, golfinhos e centenas de aves marinhas, muito alimento para um livyatan faminto.

o livyatan caçava em águas profundas, localizava a presa com o sonar e atacava mais rápido possível, a presa estava indefesa, mesmo com o tamanho, o livyatan poderia ser subjugado por um megalodon, logo devia viver em pequenos grupos para fazer sua auto defesa e para caçar animais que viviam em bandos, como golfinhos e baleias.
[image]
comparação do tamanho de bocas de um megalodon e de um livyatan






observe a abertura da mandíbula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...